Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Heteropsis spruceana Schott NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 07-03-2012

Criterio:

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Heteropsis spruceana é uma espécie que ocorre nos Estados do Amapá,Pará, Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e Mato Grosso. Apresenta ampla extensãode ocorrência (EOO=953.487 km²), porém presente em poucas unidades de conservação (SNUC). Tem como principal fator de ameaça oextrativismo das raízes para confecção de bolsas, chapéus, cestos, amarras emgeral, vassouras, moveis e artesanatos em geral. Esta extraçãopode causar a morte dos indivíduos maduros e um esgotamento da população. Porsua ampla extensão de ocorrência e ausência de dados sobre o declíniopopulacional é categorizada como "Quase ameaçada" (NT) pela possibilidade de ser categorizada comoameaçada de extinção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Heteropsis spruceana Schott;

Família: Araceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie é reconhecida pelo caule delgado, quadrangular, pecíolo subséssil, lâmina foliar geralmente lanceolada, verde-escura, geralmente com musgo na face adaxial, sublustrosa na face abaxial e principalmente pelo pequeno tamanho da inflorescência, a menor entre as espécies do gênero (Moraes, 2008)

Distribuição

A espécie ocorre nos Estados do Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, (Soares; Mayo, 2012) e Mato grosso (CNCFlora, 2011)

Ecologia

Na Reserva Florestal Adolpho Ducke (AM), a espécie tem preferência por terrenos arenosos e de baixa altitude (baixio) como os fundos de vales e igapó. Ocorre em estrato florestal inferior a 20 m. A floração da espécie ocorre quase todo ano, com exceção dos meses de março, abril e julho. Já a frutificação ocorre o ano todo com exceção dos meses de janeiro e março (Moraes, 2008).A espécie é dispersa por aves e primatas (Biodiversitas, 2005).

Ameaças

3.4 Material
Detalhes A espécie é utilizada por extrativistas do Pará para confecção de bolsas, chapéus, cestos, amarras em geral, vassouras, moveis e artesanatos em geral. Tal extração pode levar o indivíduo a morte. A dificuldade de acesso a locais onde a espécie é encontrada favorece a retirada de indivíduos não maduros ou inviáveis para a comercialização. Assim, as áreas de extração da região podem ter um esgotamento local da espécie pela demanda de comercialização e uso das raízes (Plowden et al., 2003).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Presente na Lista vermelha da flora do Pará (COEMA-PA, 2007), na categoria "Vulnerável" (VU) e na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

3 Research actions
Situação: on going
Observações: A espécie foi encontrada em parcelas do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (CNCFLora, 2011).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie encontra-se protegida na Reserva Florestal Adolpho Ducke, AM (CNCFlora, 2011)

Usos

Referências

- MORAES, M.L.C.S. Sistemática e ecologia de Heteropsis Kunth (Araceae Juss.) com destaque especial nas espécies ocorrentes na reserva florestal Adolpho Ducke, Manaus - Amazonas, Brasil. Doutorado. Manaus: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 2008.

- PLOWDEN, C.; UHL, C.; OLIVEIRA, F.A. The ecology and harvest potential of titica vine roots (Heteropsis flexuosa: Araceae) in the eastern brasilian amazon. Forest Ecology and Management, v. 182, p. 59-73, 2003.

- SáNCHEZ, I. Algunos aspectos ecológicos el mamure (Heteropsis spruceana Schott), de interés potencial para su domesticación y manejo. Mestrado. Caracas: Universidade Central de Venezuela, 1999.

- SOARES, M. L.; MAYO, S. Heteropsis in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=Root_.Angiospermas_.Araceae_&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.

- CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, PARÁ. Resolução COEMA nº 54 de 24 de outubro de 2007. Homologa a lista de espécies da flora e da fauna ameaçadas no Estado do Pará., Belém, PA, 2007.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Heteropsis spruceana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Heteropsis spruceana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 07/03/2012 - 14:03:23